terça-feira, 6 de maio de 2014

Excesso de cuidado ou neurose paterna?


Não sei se todo pai/mãe é assim, mas devido aos noticiários fico cada dia mais neurótico a respeito da exposição e liberdade que venho dando ao meu filho. Ao mesmo tempo me questiono o quão essa neurose vem o prejudicando. Coloco ou não uma foto do João na internet? Se colocar alguma foto sem camisa os pedófilos de plantão irão agradecer, mas com o uso do photoshop qualquer foto pode ser manipulada. Como brincar com ele na rua?

É muito raro ver crianças jogando travinha na rua, Paulo Bayer jogou com os três reis magos e se tornou um excelente ser humano, ou brincando de amarelinha. Não importa como, mas o número de crianças se divertindo na rua caiu, com isso a indústria da diversão cresceu. E o que aconteceu com as brincadeiras que antigamente eram altamente saudáveis, tipo pira porrada. Tal liberdade que tínhamos no passado formava caráter, ou não. Hoje uma brincadeira dessa é vista como vandalismo infantil, rumores que algumas crianças estão se juntando para formar o Black Bloc Mirim. Sei que todas essas coisas ruins que citei já existem faz tempo, mas parece que se multiplicaram.
Os apelidos se tornaram palavrões, onde eu moro quase todo mundo tinha apelido: Orelha, Braço de Vitrola, Meu pé esquerdo, tuxela, chupeta de baleia e etc. Alguns apelidos duram até hoje e outros se tornaram mitos. 

Espero que esse cenário mude, prezo que o João aproveite a sua infância como eu aproveitei, assim como espero que ele dê menos trabalho pra mim quanto dei pro meu pai.

7 comentários:

  1. A tua cara na foto tá demais! :)

    Infelizmente a maioria das crianças tem que ficar restritas a apartamentos ou aos tattoo park's da vida.
    Na verdade esse é um problema que acomete também os adultos, a maior parte utiliza muito pouco os espaços públicos na hora do lazer, vai ver os shoppings nos finais de semana...lotados, um monte de gente caminhando a esmo, admirando as vitrines como se elas fossem verdadeiras atrações :/

    Infelizmente estamos com medo até de ir aos barzinhos de rua, com suas mesas nas calçadas.. cada vez mais somos "direcionados" aos espaços fechados..
    E aí ficamos cada vez mais atolados de trabalho, pra poder suportar/bancar esse estilo de vida onde relaxar significa comprar,pagar pra entrar, consumir e etc, etc..

    Aí fica aquela coisa né, ok, eu sei que a violência existe e que a situação não está nada fácil em Belém (ah como eu sei)
    Mas se houver o esvaziamento desses espaços, o cenário nunca vai mudar mesmo
    Eu quero poder andar tranquila no portal, nas praças, nos bares e nas ruas
    É pedir muito? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma triste realidade. Difícil mudar pois as pessoas que querem "liberdade" são minoria.

      Excluir
  2. Triste realidade, eu já nem questiono mais pois sei que onde eu moro Luna não terá esse liberdade. Basta a nós mudarmos, ou tentar adequar essas brincadeiras à nossas condições.
    Outro fato que vejo tbm é a diminuição da família, na nossa época tínhamos irmãos, primos, amigos também com irmãos e primos e tínhamos com quem brincar. Hj, as pessoas estão muito distantes, não só fisicamente mas emocionalmente tbm. Nossos filhos sofrerão essa onde de frieza e individualismo da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hayane, temos os nossos passeios para fugir de tal realidade :)

      Excluir
    2. É exatamente esse o intuito!

      Excluir
  3. legal, concordo com os comentários de Juliana e Hayane. Se o medo nos fastar de usarmos os espaços publicos, eles se tornao sempre mais perigoso. veja o rio de janeiro por ex, uma das poucas cidades brasileiras onde o brasileiro ainda usa espaço publico apesar da violencia. Acho que temos que nos juntar, nos unir, fazer mesmo reunioes de gurizadas, com primos, filhos de amigos, vizinho, na falta de irmaos e primos como diz hay. Um grupo num espaço publico fzndo piquenique, é violento, há risco, mas assim é a vida, eu prefiro correr este risco do que ficar trancada em apartamentos e shoppings. Minha filha NUNCA foi ao shopping- os pais delas n tem esse costume. e sempre fazemos feira, feira de rua mesmo sabe? elas ainda existem. enfim, por aqui nossa saída tem sido essa, nos juntamos com outros pais e maes com filhos e vamos aos espaços publicos, fazemos piquiniques, os guris e nós nos divertimos mto. Outra coisa p se atentar é o uso de tecnologia. N temos tv, e só temos um computador. ós nos auto controlamos, pq tbm acredito no exemplo, se vc come vendo tv, lendo no pc, vai ao shopping, n espere outra coisa de seu filho. por isso digo, há riscos sim, há violencia sim, e claro, sempr com prudencia e precauçao, nós n deixamos estes riscos, medos e violencias nos sufocar entre 4 pares com ar condicionados. Tbm venho desistindo da cidade grande, ir pro mato, viver com meno, viver melhor, eu nao quero ser rica, quer ser saudavel e feliz...to neste caminho, e sim hay, as familias tem sido cada vez menores mesmos, por isso tbm é mto cansativo hj cuidar de filho, sem avó, tio ou tia por perto, sem irmao sem primo. Mas a saída q encontramos aqui, foi nos juntarmos a outras familias, e nos reunimos para que os guris interagirem...e por aí vai...

    ResponderExcluir